tempos modernos
Apostila 1ª Edição/2008
Introdução à Administração e às Organizações.
As organizações são uma realidade do mundo contemporâneo, e quase tudo o que acontece no depende delas. Elas se fazem presentes na vida civilizada, uma vez que fornecem os meios para atendimento das necessidades humanas. No entanto, para alcançarem seus objetivos, as organizações devem ser capazes de utilizar corretamente seus recursos e, para isso precisam de administração.
São os administradores que estabelecem objetivos e guiam a organização de forma a alcançá-los. São também eles que preparam a organização para a mudança, procurando adaptá-la a um ambiente cada vez mais dinâmico e imprevisível.
As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns.
Todas as organizações têm um propósito ou uma finalidade, e é composta de pessoas, sem elas as organizações não tem quem tome decisões com relação aos objetivos e nem quem realize um conjunto de tarefas de forma a alcançá-los. Além disso, as organizações possuem uma estrutura que define e delimita qual é o comportamento e quais são as responsabilidades de cada um dos seus membros.
Com o aparecimento das organizações, surgem a necessidade de administrá-las. Para Mary Parket Follet a administração é definida como a arte de produzir bens ou serviços por intermédio das pessoas.
Uma definição mais complexa de administração é: “ Administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente”
Quatro elementos podem ser destacados nessa definição: processo, coordenação, eficiência e eficácia.
Processo – é um modo sistemático de fazer algo.
Coordenação – é dos recursos organizacionais para garantir que partes interdependentes funcionem como um todo, procurando alcançar a coerência entre os processos e os objetivos