Tempos modernos
O filme retrata a vida de dois importantes personagens, uma pedinte órfã e um operário que se encontra desempregado em virtude de sérios desencontros. Retratando a maneira como ele não se enquadrava na sociedade da época.
Carlito é um operário que representa as várias nuances e reviravoltas de forma desastrosa, enfrentando autoridades, se colocando em diversas situações conflituosas buscando igualdade, tentando encontrar a tão sonhada felicidade.
Tempos modernos nos mostra a busca da felicidade numa época capitalista, onde o que impera é o tempo cronometrado. Além da realização das tarefas, na maioria das vezes repetitivas, mostrando que aqueles seres humanos não passavam de números, sem identidade, sem sentimentos, sem valores, simplesmente impulsionados pela sincronia com a engrenagem capitalista num contexto abusivo de poder.
"Tempos Modernos" de Charlie Chaplin, tentando ilustrar nossa conversa sobre o tema TRABALHO e SOCIEDADE. Vimos que a questão do trabalho é percebida de maneiras diferentes em cada contexto histórico e que, na sociedade capitalista, o trabalhador possui apenas sua força de trabalho que pode ser comprada por um capitalista. Com o avanço do processo de industrialização surgem algumas correntes que pensam a organização da produção capitalista, como o fordismo e o taylorismo. Fica evidente no filme a exploração exagerada nas linhas de montagem.
Charlie Chaplin nos provoca inúmeras gargalhadas mas também nos leva a refletir sobre alguns problemas que emergem com o advento do modo de produção capitalista, mais precisamente em meados do século