Tempos Modernos
Um exemplo claro é preocupação dos proprietários dessas empresas e fábricas em diminuir o tempo de intervalo para descanso de seus funcionários, para que desta forma produzissem ainda mais. Assim, diversos fatores contribuíram para degradação de sua mão de obra e da qualidade de seus produtos, uma vez que a sociedade se via contrariada a seus valores.
Ao decorrer do tempo, os empresários passaram a se preocupar com o avanço das tecnologias, afim de aumentar sua linha de produção e ganhar tempo para a mesma. Para tanto foi necessário um alto investimento em maquinários. Neste período o homem passa a ser substituído, os trabalhadores que antes utilizavam a força e a velocidade dos braços, foram dispensados, salvo aqueles que buscaram qualificação para o manuseio e a operação da mão de obra específica.
Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais. Ao invés de investir diretamente nos produtos e serviços, elas estão investindo nas pessoas que entendem deles e que sabem como criá-los, desenvolvê-los, produzi-los e melhorá-los. E ao investir diretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e que sabem como satisfazê-los e encantá-los.
A gestão de pessoas dentro das organizações