empreendedorismo
1. Planejamento
Por no papel qual o plano de negócios da empresa é o primeiro passo para ter sucesso e passar longe das estatísticas de fracasso.
A regra vale para todos os negócios, inclusive para lanchonetes. Analisar os concorrentes, definir o público-alvo, o tipo de serviço oferecido e o quanto de dinheiro será preciso investir são os primeiros movimentos para se estabelecer no mercado. “Planejar coisas básicas como calcular o capital de giro para pagar contas, por exemplo, é essencial”, ensina a professora do curso de Gestão de Empreendimentos Gastronômicos do SENAC, Concetta Marcelina de Prezio. “Muitas vezes o empresário esquece que muitas contas são pagas com cartão de crédito e o dinheiro demora para chegar”.
2. Ponto
Escolher bem o ponto em que a lanchonete irá funcionar é fundamental para que o planejamento dar certo. “As pessoas pensam que só porque não tem oferta em uma área, o novo estabelecimento terá publico imediato. Tente entender a região. Se não há demanda, não adianta criar a oferta”, aconselha Concetta.
3. Cardápio
A comida é o produto principal, e ela precisa ser boa e com preço adequado. “Cardápio honesto, bem feito, com pratos rápidos, sem muito improviso e sem muito requinte, mas que tenham qualidade e limpeza. Essas são qualidades essenciais no serviço de alimentação”, ensina o consultor do Sebrae Reinaldo Messias. Entregar o pedido exatamente como oferecido e no menor tempo é a chave para agradar o cliente.
4. Identidade
Corresponder as