tempos moderno
O filme tempos moderno relata a crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.
Chaplin, na qual é o homem de bigode que aparece no filme, é um trabalhador de uma fábrica que após aumenta a produção e não os operários, entra em um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. Sendo assim é levado para um hospício, e quando retorna para a “vida normal”,encontra a fábrica já fechada assim ficando desempregado. E nessa mesma fabrica existia um presidente que enquanto os operários trabalhavam de forma escrava ele montava quebra-cabeça e tinha tudo na mão, dessa forma o fordismo é representado no filme.
Depois de muita procura Carlitos, consegue um emprego numa outra fábrica, mas logo os operários entram em greve e ele entra novamente em perigo (desempregado).
Tempos passou e o operário ainda desempregado ao passar pela rua, nota um pano vermelho caindo de um caminhão. Ao segurar o pano na tentativa de devolvê-lo ao motorista do caminhão, atrai um grupo enorme de manifestantes que passava por ali. Por engano, a polícia o prende como “líder comunista”, simplesmente pelo fato de ele estar balançar um pano vermelho, parecido com uma bandeira, em frente a uma manifestação. Após passar um tempo preso, o operário é solto pela polícia por agradecimento, uma vez que ajudou na prisão de um traficante de cocaína que tentava fugir da prisão.
Nesse momento, surge a outra personagem do filme, uma jovem vivendo na miséria, tem de roubar alimentos para comer, pois, além disso, mora com as suas duas irmãs menores, seu pai está desempregado e as três são órfãs de mãe. O pai morre durante uma manifestação de desempregados e as duas pequenas são internadas em um orfanato. A moça foge para não ser internada e volta a roubar comida. Em um de seus assaltos, ela