tempo geologico
A história da terra está hierarquicamente segmentada em divisões para descrever o tempo geológico. Com unidades crescentes de tempo, as divisões geralmente aceitadas são eon, era, período, época e idade que se baseiam nos grandes eventos geológicos da história do planeta. Embora devesse servir de marco cronológico absoluto à Geologia, não há concordância entre cientistas quanto aos nomes e limites de suas divisões.
O tempo geológico é dividido em várias partes com duração diferentes e as divisões usadas são:
EON: Duas ou mais eras geológicas formam um EON, a qual é a maior divisão de tempo geológico, durando centenas de milhões de anos. A principal divisão do tempo geológico é dada em eons que são, dos mais antigos para os mais recentes: Hadeano, Arqueano, Proterozóico e Fanerozóico.
ERA: Uma era compreende períodos geológicos. Dois ou mais períodos geológicos formam uma ERA, a qual tem centenas de milhões de anos de duração.
PERÍODO: Na divisão do tempo geológico, uma era compreende períodos geológicos e estes se subdividem em épocas geológicas.
ÉPOCA: Uma época é uma divisão de um período geológico. Ela é a menor divisão de tempo geológico, durando vários milhões de anos.
Um dos objetivos da geologia é situar no tempo os conhecimentos geológicos locais (por exemplo, a idade de um jazigo mineral) e gerais (por exemplo, a idade das diferentes glaciações).Os métodos de datação podem ser de dois tipos: relativos e absolutos. Os métodos relativos fixam os acontecimentos numa escala de "antes e depois", de tal