Teoria geral da administração
01. Qual o conceito da Contingência? Consiste que cada caso é um caso e deverá ser analisado isoladamente.
02. Explique as origens da contingência. Identificação do rápido processo de adaptação que as organizações devem ter para com as contingências apresentadas pelo ambiente organizacional; melhoria da qualidade do processo decisório; tratamento das questões administrativas no contexto de “cada caso é um caso”.
03. Quais os autores se destacaram na defesa dessa teoria? Tom Burns e George M. Stalker.
04. Cite no mínimo três pontos relevantes da teoria. Maior abrangência no estudo dos assuntos administrativos das organizações; obrigatoriedade do conhecimento e do uso dos assuntos administrativos de forma interligada e global; contribuição para o desenvolvimento e consolidação da adhocracia nas organizações.
05. Fale as limitações da Escola Contingencial. Podemos verificar suas limitações a partir da visão crítica que aponta o relativismo do método gerencial, defendido por seus adeptos. Como fator extremamente negativo, uma vez que despreza os princípios universais da administração.
06. Quais as abordagens que a T.C. trouxe para as técnicas estratégicas?O que se fizer, irá depender das variáveis do ambiente que determinarão quais decisões deverão ser tomadas pela organização; não existe fórmula preestabelecida, daí a necessidade de interagir com as situações apresentadas pelo meio ambiente externo; adoção de estratégias mercadológicas agressivas, impactantes, audaciosas e arrojadas.
07. Qual a principal característica da T.C.?Que não se consegue um alto nível de sofisticação organizacional com a aplicação de um só modelo, ou seja, não há uma só forma de tornar uma organização eficaz e eficiente.
08. Por que a T.C. ocorre dentro das organizações?Por que as organizações escolhem seus ambientes e depois passam a ser condicionadas por eles, necessitando adaptar-se a eles para poderem sobreviver e crescer. O conhecimento