Tempo de infiltração de agua no solo compactado
INTRODUÇÃO
A biosfera é constituída por uma série de elementos naturais que favorece o desenvolvimento da vida. A natureza e todos seus elementos funcionam como uma máquina onde cada um tem sua importância no bom desempenho do mesmo.
Cada ser vivo faz parte de um ecossistema que é uma unidade funcional com constante fluxo de energia que entra e sai do sistema, movimentando permanentemente fluxo de substâncias. A produção da matéria orgânica pelo ecossistema está intimamente ligada ao fluxo de energia, ao balanço hídrico e à reciclagem dos elementos minerais. As condições de luz, calor, água, umidade, solos favoráveis, além de possibilitar a existência da vegetação, também condicionam suas características. Dessa forma, algumas espécies vegetais conseguem se desenvolver positivamente em condições climáticas de característica úmida, ao contrário de outras que se adaptam a condições mais secas.
Além de contribuir na composição climática, a vegetação contribui diretamente no solo, fertilizando o mesmo com matéria orgânica derivada de folhas, galhos, frutos (serrapilheira) que caem e passam pelo processo de decomposição se transformando em nutrientes, sem contar que as raízes das plantas impedem o desenvolvimento de erosões. A serrapilheira é a principal fonte de nutrientes para ciclagem em ecossistemas florestais, enriquecendo o solo e sustentando a vegetação presente nele. Ela pode servir de abrigo, camuflagem para muitos animais, como