Tempo de concentração
CURSO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
GABRIELA SOUZA AMORIM
MÁRCIA TONON
RAQUEL NASCIMENTO
Tempo de concentração para Drenagem Urbana
Vitória
2015
TEMPO DE CONCENTRAÇÃO
O tempo de concentração de uma bacia hidrográfica é definido pelo tempo de percurso que o deflúvio leva para atingir o curso principal desde os pontos mais longínquos até o local onde se deseja definir a descarga. Esse tempo caracteriza a forma do hidrograma unitário, sendo ainda definido pelo intervalo de tempo entre o início da precipitação e o instante em que todos os pontos da bacia estão contribuindo para a vazão e consequentemente é um fator importante na conformação e na descarga máxima da enchente do projeto (DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES, 2005).
A determinação numérica do tempo de concentração depende do comprimento e declividade do curso principal e afluentes; da forma da bacia; da declividade média da bacia;do tipo de cobertura vegetal; da distância horizontal entre o ponto mais afastado bacia e sua saída e das condições do solo em que a bacia se encontra no inicio da chuva.
Existem várias fórmulas indicadas para a determinação dos tempos de concentração das bacias hidrográficas. Como poderá ser observado no manual de projeto de engenharia – capítulo III – hidrologia – DNER. No mesmo Manual recomenda-se que o projetista deverá escolher a fórmula do tempo de concentração tendo em vista:
A mais compatível com a forma da bacia;
A mais adaptável à região do interesse da rodovia;
A que contenha o maior número de elementos físicos: declividade de talvegue, natureza do solo, recobrimento vegetal, etc.;
A distinção entre áreas rurais e urbanas
O cálculo do tempo de concentração pode ser realizado por meio de várias fórmulas. A seguir apresentam-se algumas delas:
Fórmula de Kirpich: (Eq. 1) sendo: tc: tempo de concentração [min]
L: comprimento total da