Temple Grandim
O filme relata a vida de Temple Grandin ,uma autista.
Temple foi diagnosticada com autismo aos quatro anos de idade, onde o médico constatou para sua mãe que acausa seria a indiferença dela para com a filha, acusando-a de falta de carinho e amor.
A mãe ignorou o diagnóstico e inicia uma batalha com a filha ,utilizando de vários métodos e estratégiaspara que sua menina falasse e tivesse uma vida normal como outras crianças. Os anos escolares foram muito difíceis, mas a mãe era persistente e conseguiu chegar ao ensino médio.
Durante o ensino médio ,que foi em regime de internato , determinado professor descobriu que a mente da Temple se organizava por meio de imagens e não por palavras. Partindo desse pressuposto, iniciou-a a desenvolvervárias habilidades. Após o ensino médio, foi passar às férias na fazenda de sua tia. Chegando lá , estava ainda dentro do carro e observou que sua tia desceu do carro para abrir o portão. Visualizou essaimagem e sua mente a fotografou em vários ângulos e imaginou a construção de um portão automático. Ela via detalhes que outras pessoas não conseguiam enxergar. Temple como todos os autistas não gostamde ser abraçados e não se socializam bem. Sua tia a coloca em um quarto e escreve na porta que aquele seria dela. Durante o tempo em que passou na fazenda, observou o comportamento do gado e constatouque quando eram presos por uma máquina pressionadora para receber a vacina, o gado ficava calmo. Então, ocorreu que determinado dia, ela dirigindo-se ao seu quarto deparou com a placa caída eachando que sua tia não a queria mais, logo entrou em pânico e correu para máquina pedindo para sua tia que a pressiona-se como faziam com o gado. E isso a acalmou. Ela confeccionou uma máquina semelhantea do gado e batizou como a “máquina do abraço”.
Terminada as férias , sua mãe veio buscá-la, pois iria ingressar na faculdade de ciências. Ela não queria ir porque gostava de estar no meio