TEMPERO EM PASTA DE CEBOLA, COM SALSA E PIMENTA DEDO – DE – MOÇA.
CURSO: TECNOLOGIA DE ALIMENTOS – IV SEMESTRE
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DE HORTALIÇAS
ALUNA: ROSYLAYNE SILVA LIMA
JUAZEIRO DO NORTE - CE
PROJETO: TEMPERO EM PASTA DE CEBOLA, COM SALSA E PIMENTA DEDO – DE – MOÇA.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre um novo tipo de pasta de cebola a base de salsa e pimenta. Pastas de cebola são produzidas puras ou com sal e são comercializadas no atacado para indústrias de alimentos processados e restaurantes industriais, e também no varejo como condimento para uso doméstico. As pastas devem ser produzidas a partir de cebolas com elevada pungência e teor de sólidos solúveis totais, proporcionando sabor e odor adequados para um alto rendimento industrial e melhor qualidade do produto final. (EMBRAPA, 2008).
No processo de trituração da cebola para fabricação da pasta, há perda de compostos voláteis, resultado num produto menos pungente, com sabor mais suave, e de muito baixo poder lacrimatório. (EMBRAPA, 2008).
A Pimenta Dedo-de-Moça (Capsicum baccatum) possui de 8 a 10 cm de comprimento. É especialmente usada para fabricar molhos, na produção de temperos e, ainda, utilizada para realçar o sabor de várias receitas culinárias. Mas o motivo de adicioná-la como tempero nas refeições, sanduíches e salgadinhos, é mesmo pela ardência que provoca ao ser mastigado. .( BARBIERI e STUMPF 2009 )
Originárias das Américas, as pimentas do gênero Capsicum apresentam diversas cores – amarelo, laranja, roxo e verde e são utilizadas na produção de geleias e doces, páprica picante, pizzas, pratos especiais, conservas, molhos líquidos, spray paralisante, utilizados em defesa pessoal, corantes e inseticidas em cultivos orgânicos e agroecológicos. (BARBIERI e STUMPF 2009 ).
O objetivo principal deste trabalho foi elaborar um produto inovador onde fosse aceito tanto nutricional quanto sensorial pelos consumidores, uma