Temperatura
Conforto térmico
Os suínos são animais homeotérmicos, significa que possuem a característica de manter a temperatura do corpo constante que variam entre 38,5 e 39ºC de temperatura corporal. A regulação da temperatura é realizada por centros termorreguladores do hipotálamo, quando o centros térmicos detectam que a temperatura está excessivamente quente ou fria, ele desencadeia procedimentos para fazer a regulação.
É importante que as instalações tenham temperaturas ambientais próximas às das condições de conforto dos suínos. Nesse sentido, o aperfeiçoamento das instalações com adoção de técnicas e equipamentos de condicionamento térmico ambiental tem superado os efeitos prejudiciais de alguns elementos climáticos, possibilitando alcançar bom desempenho produtivo dos animais.
Cada fase de criação dos suínos possui uma faixa de temperatura de conforto e bem estar animal.
Instalações e localizações
Para manter a temperatura interna das instalações dentro do bem estar animal, temos que aproveitar as condições naturais do clima, e alguns aspectos básicos devem ser observados, como: localização, orientação e dimensões das instalações, cobertura, área circundante e sombreamento.
O sol deve ser evitado nas instalações na suinocultura, por isso devemos construir de acordo com a localização do sol, e usar material para evitar que se torne um coletor solar. Para o telhado é recomendável que se use telhas de ceramica, forro térmico como barreira fisica, uso de isolantes sobre as telhas, que exista uma abertura no telhado para ajudar na passagem de corrente de ar.
A largura