Metafisica
Como você pode perceber, investigar o mundo em que vivemos é uma experiência humana básica e necessária para nossa adaptação á realidade, á vida, á existência. No entanto, com o passar do tempo, depois de aprender que parecia ser mais relevante para a própria subsistência, a maioria das pessoas tende a esquecer esses momentos de encantamento a descoberta da realidade.
A filosofia, porém- junto a ciência-, mantém acesa essa chama, indagando de maneira metódica e racional oque é esse mundo que nos envolve e nos penetra. No campo propriamente filosófico, as investigações mais radicais sobre o mundo e a realidade pertencem á metafísica.
- O QUE É O SER
Podemos dizer, no entanto, de maneira simplificada, que ser é um termo genético usado para se referir a qualquer coisa que é, qualquer coisa que existe.
Assim, articulando a primeira acepção de ser com a segunda, podemos entender que o estudo do "ser enquanto ser" é o estudo daquilo que existe em seus termos mais essenciais a absolutos
. Por isso dizemos que a metafísica é a busca da realidade fundamental de qualquer coisa ou de tudo. È a tentativa de saber como as coisas são de verdade, livres das aparência.
-PROBLEMAS DA REALIDADE
Os primeiros filósofos- por primeiros filósofos nos referimos aos pensadores gregos da antiguidade- fizeram isso. Eles procuraram descobrir não apenas a origem de cada ser, ou de tudo o que existe, mas tambem seu propósito, sua finalidade. Alguns se perguntaram sobre a constituição de cada coisa, ou de todas as coisas, e se havia uma relação, uma ordem ou uma hierarquia entre tudo que existe. Outros se voltaram para os processos observados na realidade, como o crescimento e o envelhecimento, vinculados ao passar do tempo.
-SUBSTÂNCIA
A palavra sustância vem do latin substantância, que significa "o oque está ou permanecem sob, poder debaixo", isto é " suporte , sustentáculo".
- DEVIR OU VIR A SER vir a ser ou devir, são termos sinônimos que se