TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA
TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA
Joaçaba
MARÇO, 2014
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC
TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA
Relatório apresentado como parte das exigências da disciplina Química Experimental, do curso de Engenharia de Produção da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Joaçaba.
Joaçaba
MARÇO, 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Define-se como matéria tudo que tem existência concreta, tem massa e ocupa lugar no espaço. Os diferentes tipos de matéria são denominados substâncias. Apresenta-se neste relatório um experimento seguido de análise da temperatura de fusão de um desses tipos de matéria: o naftaleno.
Devido esta proposta, observa-se o ponto de fusão do naftaleno, analisando o seu comportamento em determinados espaços de tempo e temperatura, obtendo curvas de aquecimento e resfriamento, e aprendendo a utilização correta dos materiais usados nesse processo.
2. OBJETIVOS
Após a realização da experiência cada acadêmico deverá ser capaz de:
Plotar o gráfico de aquecimento e resfriamento de uma substância, bem como determinar a temperatura de fusão usando esse método;
Determinar a pureza aproximada da substância e comparar com a apresentada pela fabricante;
Concluir se a substância é pura ou impura.
3. REFERENCIAL TEÓRICO
A grande maioria de tudo que existe no universo ocupa um lugar no espaço e possui massa. A tudo isso, chamamos de matéria. Os diferentes tipos de matéria são denominados substâncias. Estamos cercados de diversos tipos de matérias e substâncias no cotidiano. No entanto, a grande quantidade de substâncias é encontrada na natureza em forma de materiais, ou seja, misturadas umas com as outras.
As substâncias puras são formadas exclusivamente por partículas quimicamente iguais, portanto muito difíceis de serem