EXPERIÊNCIA Nº2: Temperatura de fusão de uma substância
CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS – CFM
EXPERIÊNCIA Nº2: Temperatura de fusão de uma substância
Florianópolis, 2013
1 INTRODUÇÃO Neste trabalho será apresentado o procedimento realizado em laboratório referente a Experiência nº 2: “Temperatura de Fusão de uma Substância” do livro “Experiências de Química Geral, 2010”, o qual ensina a determinar os pontos de fusões de uma certa substância através do método gráfico da curva de resfriamento. Além disso, o experimento também busca auxiliar o aluno a identificar determinados compostos, comparando e analisando suas purezas através dos seus respectivos pontos de fusão. Serão apresentados também os objetivos e resultados esperados, assim como um questionário respondido de acordo com as observações e conclusões realizadas em laboratório durante o procedimento.
2 OBJETIVOS Os principais objetivos do procedimento são a capacidade de determinar pontos de fusões de substâncias utilizando o método gráfico da curva de resfriamento, compreender e construir o gráfico de um fenômeno não-linear, além de poder identificar certos compostos e determinar suas purezas através dos pontos de fusão. Além disso, o experimento ainda exige atenção e precisão ao anotar as temperaturas atingidas pela substância no decorrer do aquecimento ou resfriamento.
3 QUESTIONÁRIO
1) Desenhe a curva de aquecimento e a curva de resfriamento em uma folha de papel milimetrado ou usando um programa computacional adequado. Coloque no eixo das abscissas o tempo e no eixo das ordenadas os valores de temperatura (com 3 algarismos significativos) obtidos. O gráfico deve ser feito traçando a melhor reta entre os pontos. É errado ficar ligando os pontos. Observação: No gráfico podem ser encontradas mais do que uma única reta.
2) Quais foram os intervalos de fusão/solidificação que você encontrou? De acordo com seus