Temperatura de fusão de uma substância
1. INTRODUÇÃO
A temperatura de fusão de uma substância é invariavelmente uma propriedade física e isso difere os compostos. Em nosso trabalho temos três exemplos praticados que deixam em evidencia tal afirmação, nesse caso utilizando um bico de Bunsen para aquecer e um termômetro para relatar a temperatura tornando possível a visualização o ponto de fusão do acido benzoico, ureia e naftaleno. Contudo é interessante elaborar e determinar a curva de aquecimento e resfriamento de cada composto para mensurar uma de suas propriedades, ou seja, o seu ponto de fusão.
2. REVISÃO LITERARIA
“O ponto de fusão de uma substância corresponde à temperatura segundo a qual essa substância passa do estado sólido ao estado líquido, à pressão normal (1 atm).
Procedendo ao aquecimento lento e gradual de uma substância no estado sólido, à pressão normal, verifica-se que quando a temperatura atinge a temperatura de fusão da substância esta se mantém aproximadamente constante enquanto durar a mudança de fase (variações entre 0,5ºC e 1,0ºC são aceitáveis na prática).
O ponto de fusão é característico de cada substância particular. No caso de misturas, a temperatura a que se inicia a fusão é variável, dependendo da composição da mistura. Durante a fusão de uma mistura, a temperatura não se mantém constante. Por conseguinte, se numa determinação experimental a temperatura variar significativamente durante a fusão, estamos perante uma mistura ou perante uma substância com grandes quantidades de impurezas.
Assim, o estudo do comportamento da temperatura no decurso da fusão constitui um critério possível para avaliar o grau de pureza de uma substância (ALDA PEREIRA,2004).”
“O processo de mudança de estado físico, do sólido para o líquido (fusão) está associado às alterações nas ligações químicas intermoleculares. A