Temperatura de ebulição
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/ PROD AUTO./ CIVIL
TEMPERATURA DE EBULIÇÃO
Relatório de Química, apresentando o experimento de mudanças de estados físicos, por alunos da Faculdade de Engenharia de Resende com objetivo de avaliação do orientador.
Orientador: Rodrigo
Alunos:
Resende/RJ
21/Março/2012
Sumário
Introdução
1. Materiais
Material utilizado: Bico de Bunsen, béquer de 250 ml, termômetro de laboratório, tripé de amianto, tela, cronômetro.
1.1 Objetivo do Experimento
O experimento teve como objetivo:
Aprender o uso dos materiais (bico de Bunsen, tela, tripé, cronômetro, béquer, termômetro), avaliar a temperatura de ebulição de uma substancia pura(água destilada) e uma mistura(água com sal).
1.2 Metodologia do Experimento 1
Foi utilizado um béquer sobre o tripé com a tela de amianto aquecido pelo bico de Bunsen, contendo água destilada(H2 Od)até a metade do béquer. Seu sistema de aquecimento foi observado a cada 30 segundos com ajuda de um termômetro de laboratório e um cronômetro.
1.3 Resultado do Experimento 1
Pode-se observar com os dados obtidos (temperatura da água (°C) X tempo de aquecimento (minutos)) que a temperatura foi se elevando até atingir o ponto de fervura. No seu tempo de 7,0 minutos e temperatura de 75°C apresentava seus primeiros sinais de fumaça. No tempo de 8,5 minutos e temperatura de 84°C houve o aumento de bolhas e finalmente entra em estado de ebulição aos 10,5 minutos atingindo a temperatura de 94°C.
1.4 Metodologia do Experimento 2
Foi utilizado um béquer sobre o tripé com a tela de amianto aquecido pelo bico de Bunsen, contendo água com sal(H2O + Nacl)até a metade do béquer. Seu sistema de aquecimento foi observado a cada 30 segundos com ajuda de um termômetro de laboratório e um cronômetro.
1.5 Resultado do Experimento 2
Pode-se observar com os dados obtidos (temperatura da água (°C) X tempo de aquecimento (minutos)) que