temperamento
PARTE 1 ñ Crescimento
Higiene ñ
A higiene adequada da crianca, dos alimentos, do ambi- ente e de todos aqueles que lidam com ela s„o fatores essenciais para seu bom crescimento. Isso implica na disponibilidade de ·gua pot·vel, de meios adequados para o esgotamento sanit·rio, e destinaÁ„o de lixo e em conhecimentos, atitudes e pr·ticas corretas sobre o manu- seio, armazenamento, preparo e conservaÁ„o dos alimentos, de higie- ne corporal e do ambiente.
Cuidados gerais com a crianca ñ
Assim como os demais aspec- tos citados acima, tambÈm È fundamental para o bom crescimento e desenvolvimento a qualidade dos cuidados dispendidos ‡ crianÁa. Em outras palavras, a crianca pequena necessita estabelecer relacoes afetivas, precisa de outra pessoa para ir se estruturando como um sujeito e para ter uma identidade prÛpria. Estabelecer, desde o nasci- mento, relaÁıes com pessoas que a escutem e entendam suas neces- sidades, que lhe dÍem carinho e afeto, que lhe proporcionem oportu- nidades seguras de explorar e conhecer o mundo que a rodeia, s„o condiÁıes essenciais ao adequado crescimento e desenvolvimento da crianÁa. Esse tema ser· abordado de forma mais aprofundada na parte referente ao acompanhamento do desenvolvimento.
66
PARTE 1 ñ Crescimento
ANEXO 8
Dietas hipercalÛricas e hiperprotÈicas propostas pelo AIDPI
RecomendaÁıes para a alimentaÁ„o da crianÁa
AtÈ 6 meses
•
Oriente a m„e a dar o peito sempre que a crianÁa quiser, de dia e de noite. Explique porque n„o È necess·rio dar outra comida ou lÌqui- do, nem ch· ou ·gua.
•
O leite materno j· contÈm tudo que o bebÍ precisa nessa idade, na quantidade, temperatura e condiÁıes de higiene ideais.
•
Se a crianÁa j· estiver recebendo outros alimentos, oriente a m„e a dar o peito antes de cada comida atÈ substitui-la totalmente.
6 a 7 meses
*
•
Oriente a m„e para que continue dando o peito.
•
J· È tempo de comeÁar a dar outros alimentos. Oriente a m„e para comeÁar a