Temis
DEUSA TÊMIS
Carapicuíba – SP 2015
FACULDADE NOSSA CIDADE
DEUSA TÊMIS
Projeto Integrador Orientado apresentado à Faculdade de Direito, como requisito parcial para aprovação da matéria. Área de concentração: Mitologia Grega.
Orientador: Profº. Felipe Sá
Felipe Sant’Ana Duarte
Henrique Tomazini Garcia de Arruda
Álvaro Aurélio Gouveia Bim
Vanderlei José dos Santos
Carapicuíba – SP 2015
"[...] nada é fixo para aquele que alternadamente pensa e sonha [...]" Gaston Bachelard
Sumário
1. Introdução 5
2. Etimologia 6
3. Oráculos 7
4. Olimpo 8
5. Zeus e Têmis 10
6. Mito 11
7. Bibliografia 12
1. Introdução
Têmis (em grego Θέμις, Thémis) é a deusa grega que personifica as leis divinas (themistes), em contraste com a justiça humana (Dike) e as leis e decretos humanos (nomos). Era também associada aos oráculos que revelavam a vontade dos deuses. Presidia, em especial, sobre as relações adequadas entre homem e mulher, base da família bem ordenada e os juízes eram frequentemente chamados themistopóloi, "servos de Têmis".
Têmis era a deusa grega guardiã dos juramentos dos homens e da lei, sendo que era costumeiro invocá-la nos julgamentos perante os magistrados. Por isso, foi por vezes tida como deusa da justiça, título atribuído na realidade a Dice cuja equivalente romana é a Deusa Justiça. Empunha a balança, com que equilibra a razão com o julgamento, e/ou uma cornucópia; mas não é representada segurando uma espada. Seu nome significa "aquela que é posta, colocada".
Filha de Urano e de Gaia, era, portanto, uma Titânide. Gaia havia sido gerada do Caos, e Urano foi gerado de Gaia. Com Urano, Gaia gerou os 12 Titãs: Oceano, Céos, Crio, Hiperião, Jápeto, Teia, Reia, Têmis, Mnemosine, a coroada de ouro Febe e a amada Tétis; por fim nasceu Cronos, o mais novo e mais terrível dos seus filhos, que odiava a luxúria do seu pai.
As Moiras criam as duas Deusas infantes, e lhes ensinam