Themmis, Deus do Direito
1167 palavras
5 páginas
Themis - A DEUSA DO DIREITO Themis a deusa da justiça, era filha de Gaia e Urano. Era uma unanimidade da segunda geração, que também foi criada junto com Nêmesis (a deusa da ética). Seu nome significa "aquela que é posta, colocada", desta maneira sendo considerada a personificação do Direito Divino e da Ordem. Têmis dentro da mitologia grega é a maior protetora dos oprimidos e significa lei, ordem e igualdade.
Têmis não representa a matéria em si, como sua mãe Gaia, porém uma qualidade da terra, isto é, sua estabilidade, solidez e imobilidade. Ela era uma deusa que falava com os homens por meio dos oráculos. Logo, Têmis é a Deusa oracular da Terra, ela defende e fala em nome da Terra, do enraizamento da humanidade em uma ordem natural.
Certos pensadores acreditam ser Têmis uma abstração das noções humanas de uma justiça de uma cultura específica, possivelmente matrifocal. Sobre seus pensamentos, dizia que Têmis não é o fruto da organização social, contudo o pressuposto para isso. Sua existência psicológica precede e subjaz a compreensão humana do que ela quer mostrar. A visão arquetípica localizaria sua origem na natureza psíquica, no inconsciente coletivo, ao invés de localizá-la na cultura e na consciência coletiva. Lembrando que seu papel não é de coadjuvante, e sim de principal.
Há que se ressaltar que um dos atributos de Têmis, é sua exuberante beleza, além do poder de atração de sua dignidade. Nessa esteira, Têmis foi a segunda esposa de Zeus, depois de Métis e antes de Hera. Suas filhas eram Eumônia (a Disciplina), Dikê (a Justiça), e Eiriné (a Paz). Relevante mencionar que foi a própria Themis quem fez da sua filha Diké a "Deusa da Justiça".
Sua outra filha com Zeus era Astréia, Deusa virgem e protetora da humanidade e que simboliza a pureza e a inocência, pregando a sabedoria e ensinando aos homens atividades caseiras, como caçar, plantar, etc. Era também uma deusa da justiça, todavia não existem relatos explícitos e consistentes de sua