Temas a serem pesquisados
Antes de ficar desesperado (a), procure relaxar a mente, respire profundamente e comece a lembrar da sua trajetória acadêmica: as disciplinas, os professores, palestras, cursos entre outros fatos que aconteceram nesse período. Anote tudo! Pareceu bobagem? Mas não é. É apenas o começo. Vamos lá! Mãos à obra! Como? Está com preguiça? Não existe isso! Vocês não malham o corpo? Agora vamos malhar a mente. Concluída a tarefa, você tem a sua frente uma série de eventos os quais poderão te levar a um tema que você nem sabia que poderia ser possível pesquisar sobre ele. Pensou que acabou por aqui? Claro que não! Ainda temos tantas possibilidades nessas anotações... precisamos ter certeza do que queremos, pois, o projeto se transformará em um artigo ou monografia.
Ler. Ler muito! Ler o quê? Ler sobre os temas listados na sua primeira tarefa que foi rememorar sua trajetória acadêmica para encontrar algum tema que você tenha gostado de estudar.
Leia trabalhos científicos, textos de blogs na internet, livros, artigos científicos para você saber mais sobre o tema. É neste momento de leitura que você poderá achar perguntas interessantes que merecem respostas através de uma pesquisa mais profunda.
Como ler? Como tirar proveito da leitura? São duas perguntas que devem ser feitas antes de ler. Pois, ler sem uma bússola, não adiantará nada. Você só perdeu tempo. Seja pragmático então, ou seja, tema foco!
Leia a introdução do texto argumentativo, pois nela você encontrará o ponto de vista do autor ou autora, a tese que será defendida no decorrer do texto. Lembre-se que antes do ponto de vista ser apresentado na introdução, ele foi uma pergunta apresentada em um projeto de pesquisa. Depois de investigar, a pergunta se transformou em ponto de vista ou tese.
“Leia as Considerações Finais - A primeira forma de encontrar um tema para uma pesquisa