Temas trasversaris
273 palavras
2 páginas
Pluralidade Cultural Introdução
A temática da pluralidade cultural diz a respeito ao conhecimento e a valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, as desigualdades socioeconômicas e a critica as relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal. As culturas são produzidas pelos grupos sociais das suas historias na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política nas suas relações com o meio e com outros grupos na produção de conhecimentos etc. A diferença entre culturas é fruto da singularidade desses processos em cada grupo social. A desigualdade social é uma diferença de outra natureza é produzida na relação de denominação exploração socioeconômica e política.
Desigualdade social e discriminação, articulam-se no que se convencionou denominar “exclusão social”. Impossibilidade de acesso aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade e de participação na gestão coletiva do espaço público pressuposto da democracia.Por isso, no cenário mundial, o Brasil representa uma esperança de superação de fronteiras e de construção da relação de confiança na humanidade.
O que se almeja, portanto, ao tratar de pluralidade cultural, não é divisão ou esquadrinhamento da sociedade em grupos culturais fechados, mas o enriquecimento propiciado a cada um e a todos pela pluralidade de formas de vida pelo convívio e pelas opções pessoais, assim como o compromisso ético de contribuir com as transformações necessárias à construção de uma sociedade mais justa. Reconhecer e valorizar a diversidade cultural é atuar sobre um dos mecanismos de discriminação e