Temas emergentes
Manufatura Proativa no Brasil1
Henrique L. Corrêa e Irineu G. N. Gianesi
Departmento de Engenharia de Produção, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, Cidade
Universitária, 05518 São Paulo, SP, Brazil.
Visando manter um bom desempenho das empresas no mercado nacional, o autor propõe um novo método de estratégia de manufatura que se diferencia dos métodos literários convencionais e se aplica muito bem no cenário Brasileiro, que é conhecido pelas empresas multinacionais como “laboratório de condições incertas e mutáveis”, pelo fato de o Brasil ser um país que sofre com a implantação de medidas governamentais drásticas aos pacotes econômicos, e também a alteração de políticas em relação a assuntos como subsídios, taxas de câmbio, crédito, entre outras.
O artigo do autor é subdividido em cinco partes, onde se trata desde a revisão de métodos literários, as ineficiências destes métodos quando aplicados no mercado Brasileiro, o desenvolvimento da nova estratégia de manufatura proposta pelo autor, as características desta manufatura e também a aplicação da mesma em um modelo de empresa nacional.
O Brasil é considerado pelas empresas multinacionais um país de condições incertas e instáveis, devido as grandes influências governamentais em seus pacotes econômicos e na alteração de políticas em relação a taxas e subsídios que acabam influenciando no mercado. Com base nestes dados, foi criada uma nova estratégia de manufatura que se contrapõe as demais estratégias literárias usualmente aplicadas em outros cenários.
Essa estratégia se diferencia por ser mais proativa do que as outras, assim se adaptando muito mais rápido às mudanças frequentes que ocorrem no mercado nacional. A ideia desta estratégia é fazer com cada setor da empresa possa prever com antecedência as mudanças que de alguma forma lhes afetam e também afetam o desempenho da companhia no mercado.
A partir de negociações feitas entre