Temas de microbiologia: micoplasmas - características gerais e patogenicidade
MICOPLASMAS: CARACTERÍSTICAS GERAIS E PATOGENICIDADE
Jorge Timenetsky & Elena Mettifogo
Depto. de Microbiologia/ICB II. Universidade de São Paulo.
Av. Prof. Lineu Prestes, 1374. São Paulo - SP.
CEP 05508-900.
1. Características gerais
2. Estrutura genômica
3. Patogenicidade nos diferentes hospedeiros
4. Processos patogênicos
5.Aspectos imunológicos
"As propriedades biológicas dos micoplasmas e as suas características de parasitismo, evidenciam a complexicidade destes organismos como patógenos e oportunistas por execelência, desafiando de forma singular, a homeostasia do hospedeiro."
1. CARACTERÍSTICAS GERAIS.
Micoplasma usualmente é o termo para se referir a qualquer gênero desta classe de bactérias. Foi derivada das palavras gregas, mykes para fungos e plasma para designar a forma ou o molde das células. O primeiro isolamento de micoplasma foi realizado por NOCARD & ROUX na França, em 1898, a partir de um surto de pleuropneumonia contagiosa bovina. As espécies descobertas posteriormente foram denominadas genericamente de PPLO (Pleuropneumonia-Like Organisms ou organismos semelhantes aos da pleuropneumonia ).
Esses procariontes pertencem à Divisão Tenericutes e à Classe dos Mollicutes (do latin, molli, suave; cutes, cútis ou derme), nome de cuja origem se deve à característica peculiar da total ausência de parede e da molécula de peptidioglicano, sendo o citoplasma, envolvido por uma membrana trilaminar. Algumas espécies possuem cápsula e/ou projeção polar, em forma de clava. Não possuem esporos, fímbrias, corpúsculos de inclusão ou flagelos. No entanto apresentam deslizamento em superfícies ou contração celular como nos Spiroplasmas. Filogeneticamente os micoplasmas descendem de bactérias Gram positivas. Adquirem coloração Gram negativa pela ausência da parede celular.
Os micoplasmas são considerados os menores microrganismos de vida livre. Apesar da ausência de parede celular, sua forma estável, é usualmente