Temas contemporâneos
PLANOS ECONÔMICOS, RECESSÃO E MISÉRIA: 2
JOSÉ SARNEY DE ARAÚJO COSTA 3
TEORIA DA INFLAÇÃO 4
PLANO DE ESTABILIZAÇÃO 5
O PLANO CRUZADO (1986): 5
PLANO BRESSER 9
PLANO VERÃO 10
MAILSON DA NÓBREGA: 11
A ABERTURA COMERCIAL E O CONSENSO DE WASHINGTON 13
DESNACIONALIZAÇÃO E PRIVATIZAÇÃO 16
FERNANDO COLLOR DE MELLO 18
COLLOR O “CAÇADOR DE MARAJÁS” 19
O NOVO PRESIDENTE DA REPÚBLICA 20
O PLANO COLLOR II 23
IMPACTO DO PLANO COLLOR I E II 24
MÉRITO DO PLANO COLLOR I e II 25
DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO 26
CONCLUSÃO 27
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 28
INTRODUÇÃO:
PLANOS ECONÔMICOS, RECESSÃO E MISÉRIA:
A década de 80 teve amplos avanços democráticos na política e na sociedade, ao mesmo tempo em que a economia praticamente estagnou, tendo apenas um ano de crescimento nada sólido, 1986, o ano do Plano Cruzado. Em verdade, a economia não cresce de forma sustentada há 25 anos gerando miséria, violência e desemprego.
Sucessão de planos e continuidade da miséria: Inflação e dívida incontroláveis: A inflação chegava aos três dígitos em 1980 e a dívida externa superava U$200 bilhões em 1984. O Brasil faz um acordo com o FMI, cujas imposições para liberar.
Os empréstimos levam à forte recessão. Tanto a inflação como a dívida pública não só a externa, mas a interna também – tendiam a aumentar. Esse era o quadro econômico do país quando Sarney chega ao poder.
O Governo Sarney notabilizou-se pela sua condução do processo de redemocratização do país.
Ainda em 1985, foram legalizados os partidos políticos até então clandestinos, assegurada a liberdade sindical e extinta a censura prévia. No mesmo ano realizaram-se as primeiras eleições diretas para prefeito das capitais em vinte anos.
Em 1986, foram realizadas as eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, que promulgou a nova Constituição Brasileira em 5 de outubro de 1988. Nesse ano ocorreram eleições municipais. Pela quarta vez houve eleições durante o governo de Sarney em 1989, com a