Temas e Problemas do mundo Contemporâneo
O Racismo
Em Portugal, o racismo é considerado crime pelo código penal.
O racimo é uma maneira de discriminar e de excluir as pessoas da sociedade por vários motivos como a raça, a etnia, a religião e a orientação sexual. O Racismo individual relaciona-se com os comportamentos e interesses de cada indivíduo; o racismo institucional tem a ver com a discriminação no trabalho, na justiça, na economia, na política e nas instituições; o racismo cultural manifesta-se nos gostos que cada indivíduo tem desde a religião, as crenças até ao tipo de música que cada um gosta.
Infelizmente vários adolescentes e várias crianças são discriminadas nas escolas por não se vestirem da mesma maneira que todos se vestem ou mesmo por não terem dinheiro suficiente para ir comer. Muitas vezes as crianças são influenciadas e obrigadas pelos pais para não serem amigos de pessoas que consideram que são “diferentes”.
O estatuto social também contribui com um fator de discriminação.
No trabalho as mulheres são as mais discriminadas, por vezes há certos trabalhos que discriminam as pessoas por serem gordas ou por serem muito magras e até mesmo por serem portadoras de alguma deficiência física ou mental apesar de constar na lei que as pessoas com algum tipo de deficiência tenham prioridade de trabalho. Estas pessoas são postas de lado e por vezes recebem salários mais baixos.
A Amnistia Internacional de certo modo relaciona-se com a discriminação e a exclusão, na Guatemala Norma Cruz foi presa por defender os Direitos Humanos das Mulheres .
O livre arbítrio é a capacidade do agente livre de optar.
No caso do racismo o agente é livre de escolher a sua religião, a sua orientação sexual, a sua etnia entre outras coisas.
Apesar de existirem várias organizações contra o racismo em Portugal e em todo o mundo assiste-se diariamente a vários conflitos e violências porque Portugal não pode ser considerado um país