Tem Solu O A Crise Da Gua Super Interessante
Tem solução A crise da água Super Interessante
Máquinas que condensam a umidade da atmosfera em água potável já existem no mercado. O conceito por trás dos chamados “geradores atmosféricos de água” não é nada novo: o ciclo das chuvas ocorre de forma similar, com a condensação e precipitação de massas de ar quentes e úmidas.
As máquinas que existem usam basicamente duas técnicas diferentes. A primeira é parecida com a de um ar condicionado: resfriamento do ar e a conseqüente condensação da água, que depois é filtrada e armazenada em pequenos tanques. A outra envolve um processo químico: uma solução concentrada de sal absorve a umidade do ambiente, de onde é extraída a água, que também passa por filtração.
Em locais úmidos, os “geradores atmosféricos de água” não são as únicas formas de condensar água do ar. Existem versões mais simples, inspiradas na natureza, que também funcionam de forma adequada. Em Arborobu, na Eritreia, a água da neblina da região abastece as casas de seus moradores. Grandes redes de naílon entram em contato com a neblina e a transformam em gotículas de água, que são escoadas até um reservatório. O projeto FogQuest é o responsável pela instalação das redes, que já foram implementadas também em locais no Marrocos, no Nepal, no Chile, na
Guatemala e na Etiópia.
PRÓS:
As máquinas que usam o processo químico têm um bom custobenefício. Existem também instrumentos movidos a energia solar, que apesar de um pouco mais caros, têm baixo custo de funcionamento. Para pequenas populações isoladas em regiões desérticas com presença constante de neblina, pode ser a solução mais viável de sobrevivência.
CONTRAS:
Não dá para condensar a água do ar em todo lugar. A temperatura do ambiente deve estar alguns graus acima de zero e o nível de umidade do ar também impõe restrições, que variam de acordo com a marca da máquina. Aparelhos que produzem água por condensação em larga escala podem causar problemas para o meio ambiente e seres humanos, já