Telhas Esmaltadas
Antônio Amancio Neto
Luciana Domingos
Makeli Roling
Suélim de Lima
Visão Geral
A telha esmaltada pode ser uma boa opção, estas telhas recebem uma camada “Vitrea” para que fiquem coloridas, assim elas oferecem não só beleza, mas também maior proteção e resistência.
Esta camada “Vitrea”, deixa o produto bem mais resistente, protegendo-o inclusive contra o envelhecimento precoce, que ocorre com as telhas comuns.
A telha esmaltada passa por um processo de queima no forno a uma temperatura superior 900ºC e recebe o processo de esmaltação que lhe garante aquela aparência diferenciada.
Nesta hora ocorre a fusão do esmalte da telha, que passa a ser vitrificada. Características
Resistência à Carga de Ruptura: Resistência à carga de ruptura superior a 650kgf. Ultrapassa os parâmetros de resistência exigidos pelas normas cerâmicas da ABNT.
Produto Impermeável: O produto recebe um tratamento físico-químico no processo industrial, aumentando a resistência à penetração de água em temperaturas ambiente.
Ataque Salino: Resiste à salinidade proveniente da orla marítma porque tem moléculas fundidas e sinterizadas, impedindo a infiltração da maresia.
Gretagem: Não há gretagem porque o corpo cerâmico e a dilatação do esmalte cerâmico coincidem quando queimado em alta temperatura. Vantagens
São várias as vantagens trazidas pelas telhas esmaltadas, entre as principais oferecidas por produtos que sofreram o processo de impermeabilização são: Resistência contra a ação da água, redução no surgimento de fissuras, diminuição do acúmulo das sujeiras que ficam presas no telhado, aumento da resistência da telha em vários outros pontos como baixa temperatura, calor, entre outros, e por fim, consequentemente, um aumento na durabilidade delas.
Um telhado composto por telhas esmaltadas trás aos proprietários uma diminuição dos custos de manutenção, pois no processo de fabricação das telhas, recebem uma camada vidrada na superfície, criando com isso uma impermeabilização