Trabalhos
A inclinação determina o estilo da edificação e o tipo de telha a ser utilizada. Uma vez escolhida à telha, a instalação desta deve respeitar as orientações da empresa quanto à inclinação mínima (para evitar o “retorno” da água), e a inclinação máxima (para evitar que a telha “escorregue” do madeiramento).
Pode ser expressa em porcentagem (%), ou em graus (°), sendo que a primeira é a forma mais usual, calculada através da relação altura/base.
Para garantir o escoamento da água, a inclinação deve variar de acordo com o comprimento do telhado. Abaixo, apresentamos um gráfico com as recomendações de inclinação para as telhas, em função do comprimento do plano do telhado.
Tipos de Telhas
Existe uma série de alternativas de telhas no mercado. As telhas de barro cozido podem produzir cobertura do tipo Marselha ou francesa, colonial, paulista, paulistinha, ou plan. Já as de fibrocimento desenvolvem coberturas em placas onduladas, calheta ou canalete, meia-cana. As metálicas podem desenvolver em alumínio (Marselha e ondulada), cobre – placas lisas – ferro em chapas dobradas e zinco em placas onduladas. Há coberturas em Marselha e paulista, em concreto e, por último, em pedra natural como a ardósia.
Telha Cerâmica (barro): As telhas cerâmicas são largamente utilizadas pelo Brasil. É um das mais antigas formas de coberturas de edificações. Proporcionam ótima barreira térmica (isolamento térmico) fazendo que a edificação fique com o ambiente interno mais fresco que o meio externo.
É necessário um estrutura ou engradamento de telhado bem feito para suportar o peso das telhas. Verifique sempre a inclinação indicada pelo fabricante da telha. As telhas cerâmicas variam de 30% a 35%.
O consumo de telhas fica entre 15 e 17 pç/m2 e o peso por das telhas em torno de 40kg/m2.
Telha de Concreto: As telhas de concreto são mais recentes no mercado. Proporcionam conforto térmico e versatilidade de formas e cores. São