Telhas ecólogicas
Pesquisa elaborada para o Projeto Integrador, sob orientação do docente Marco Antônio, turma de Engenharia Ambiental, 1º semestre.
SALVADOR
2013
Sumário
1.
2. Construções Sustentáveis
A construção sustentável é um novo conceito da construção civil com grande impacto na economia, na sociedade e no mundo. As práticas sustentáveis são importantíssimas para que os impactos negativos para o planeta sejam diminuídos, aumentando a eficiência econômica, reduzindo o impacto ao Meio Ambiente e favorecendo a qualidade de vida nas fases de projeto e construção, de forma a repensar o empreendimento, reduzindo perdas e evitando o desperdício de materiais de construção, gerenciando corretamente os resíduos e incentivando primeiro sua reutilização, quando possível e depois a sua reciclagem, inclusive pela aquisição e materiais de construções recicláveis. Faz-se necessário buscar sistemas de energia que reduzam o consumo e desperdício, optando por alternativas energéticas menos impactantes.
Na fase de construção do empreendimento surgem os primeiros impactos diretos ao meio ambiente. A modificação da paisagem local, as atividades de preparação do terreno a as demolições das construções preexistentes são as primeiras tarefas a serem controladas. É também nesta etapa que aparecem as primeiras consequências decorrentes do processo seletivo de materiais e sistemas construtivos, realizado na fase de concepção do empreendimento que abrange a elaboração dos estudos preliminares dos projetos arquitetônicos, instalações prediais (hidráulica, elétrica, automação predial), implantação, fundações, incêndio, gás e outras tubulações como ar-condicionado, estruturas e paisagismo, além de seus projetos executivos. É nesta etapa também que devem ser promovidas intervenções conscientes sobre o meio ambiente, adaptando o empreendimento às necessidades de uso, produção e consumo humano sem que haja esgotamento de recursos