telhas ecologicas
Fernando Pereira da Silva
Mayara de Oliveira Corral
Ruy Alves Junior
Tania Rodrigues
Prof. João Jorge - Orientador
Bacharelado em Engenharia Ambiental
Depto de Engenharia
Resumo
Os produtos sustentáveis têm ganhado cada vez mais o espaço no dia a dia das pessoas, atualmente em uma construção, já é possível usar vários tipos de matérias ecologicamente corretos, que vão desde o tijolo até o telhado.
As telhas ecológicas que são fabricadas a partir de fibras vegetais ou então de materiais reciclados, trazem muitas vantagens para o consumidor e o meio ambiente. Elas emitem baixa transmissão de calor e som, são mais leves e praticas de instalar, facilitam a mão de obra e dão mais leveza à estrutura do telhado. Também são versáteis, pois permitem diversos tipos de utilização, adaptando-se às necessidades dos consumidores.
A empresa Onduline é pioneira neste tipo de cobertura e para atestar sua capacidade, no ano de 2011 a empresa foi certificada com o Selo Ecológico Falcão Bauer, esta certificação é oferecida às empresas que passam por testes de inspeções, com avaliações no processo de fabricação, ciclo de vida do produto, ensaios e coletas de dados.
Com o avanço da tecnologia, os produtos ecológicos também se tornaram versáteis, pois hoje permitem diversos tipos de utilização e adaptam-se às necessidades dos usuários como tipos diferenciados e cores variadas.
Leve, pratica e muito resistente, este tipo de telha pode ser usado em qualquer tipo de telhados, como casas, edifícios, quiosques, galpões, indústrias entre outros.
Palavras-chave: Cobertura ecológica. Sustentabilidade. Equilíbrio ambiental
Introdução
“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, registrou o químico francês Antoine Lavoisier. Eis que, dois séculos se passaram e para muitos a frase levada ao pé da letra significa lucro. Diante da diminuição dos recursos