telhados verdes
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
COBERTURAS ECOLÓGICAS: TELHADOS VERDES
Disciplina: Iniciação ao conhecimento acadêmico
Professor: Marcelo José Doro
Acadêmicas: Elisa P. Brocco e Paola Cima
Passo Fundo, abril de 2015
1 PROBLEMA DE PESQUISA
A crescente pressão sobre os recursos naturais, e a ocupação desordenada do solo tem aumentado as áreas impermeáveis. O aumento da supressão vegetal e alteração da paisagem natural têm afetado diretamente o ciclo hidrológico, que aliados ao aumento da área impermeável e a falta de tratamento dos efluentes gerados têm vitimado toda a população. Assim, a pesquisa pretende esclarecer: o que é sustentabilidade? Qual a importância do telhado verde? Contexto histórico, entre outros.
2 JUSTIFICATIVA
A palavra da atualidade é sustentabilidade. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Nesse contexto, têm sido empregados os telhados verdes em várias partes do mundo principalmente com finalidades estéticas de valorização do espaço urbano e para melhoria do conforto ambiental. Essas áreas verdes podem servir também para detenção do escoamento superficial, minimizando as enchentes urbanas
O telhado verde apesar de estar sendo muito utilizado não é uma técnica moderna, sua origem é de tempos remotos, mais precisamente, 600 a. C. na antiga Mesopotâmia, as construções comportavam jardins suspensos e se chamavam Zigurates. Ainda na antiguidade, também puderam ser vistos outros exemplos de jardins suspensos, como os da Babilônia, em 450 a.C. Por tanto, enquanto os telhados verdes, ainda soam como novidade no Brasil, e começam a se tornar familiares nos Estados Unidos, eles já possuem uma longa história na Europa.
3 OBJETIVOS
O principal objetivo dessa pesquisa é promover uma revisão sobre a temática dos telhados verdes com