Telhado Verde
ENGENHARIA CIVIL
TURMA: 1° EC PERÍODO: NOTURNO
MARCIA DOS PASSOS NASCIMENTO
TELHADO VERDE
Carapicuíba – SP
Novembro / 2013
MARCIA DOS PASSOS NASCIMENTO
TI VERDE
Vantagens e desvantagens
Trabalho acadêmico sobre Telhado Verde, apresentada à disciplina Introdução à Engenharia, do Curso Engenharia Cívil, da FNC – Faculdade Nossa Cidade, sobre orientação do Professor Robert.
CARAPICUÍBA / SP
Novembro / 2013
Sumário
Introdução
Devido ao grande crescimento populacional, a migração das populações do campo para a cidade e o processo de urbanização em escala mundial das últimas décadas têm mudado radicalmente a paisagem.
Segundo um estudo realizado em 1999 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre os fluxos de migração da população que abandonava a zona rural e se dirigia à zona urbana, em 1950, apenas 36% da população habitava a cidade e 64% vivia no campo, de um total de 52 milhões de brasileiros. Já em 2000, a situação se inverteu e a população rural passou a representar apenas 18,7% do total, contra 81,3% de habitantes das áreas urbanas. O principal motivo para este êxodo rural foi a industrialização ocorrida no final da década de 50 e a falta de incentivo à agricultura nacional.
Nesse contexto, têm sido empregados os telhados verdes em várias partes do mundo principalmente com finalidades estéticas de valorização do espaço urbano e para melhoria do conforto ambiental. Essas áreas verdes podem servir também para detenção do escoamento superficial, minimizando as enchentes urbanas. Os telhados verdes são caracterizados como toda cobertura ou telhado, que agrega em sua composição, uma camada de solo ou substrato e outra de vegetação. Poderão ainda ser classificados como telhados verdes extensivos ou intensivos. As coberturas verdes intensivas são caracterizadas por camadas de solo maiores que 20 cm, são constituídos de plantas e arbustos de