televisao clc
Neste trabalho pretendemos falar um pouco da história da televisão com o objetivo de demonstrar como esta surgiu, como esta tem vindo a evoluir até nossos dias actuais, qual a sua utilidade no nosso dia-a-dia e quais as vantagens e desvantagens que esta invenção trouxe consigo para o nosso modo de vida. Também iremos falar da constituição deste electrodoméstico e daremos algumas dicas de como podemos poupar energia ao utilizarmos o aparelho.
A Evolução da Televisão
Até ser inventada a televisão contou com a ajuda de descobertas feitas por várias pessoas, logo é difícil definir ao certo quem foi o responsável pela sua invenção.
Através da descoberta do selénio que havia sido feita em 1817, o inglês Willoughby Smith conseguiu transformar energia luminosa em energia elétrica conseguindo assim transmitir imagens por meio da corrente elétrica.
Já em 1835 foi inventado o telégrafo elétrico por Samuel Morse, esta invenção transmitia informações em forma de sinais elétricos, tornando-se assim uma base para os futuros aparelhos da comunicação (televisão, rádio, telefone).
Foram os estudos feitos por Karl Ferdinand Braun em 1897 que favoreceram o aparecimento do tubo de raios catódicos, mecanismo que gerava as imagens nas televisões.
Em 1923 o engenheiro russo Vladimir Zworykin criou um tubo iconoscópico que permitia mostrar imagens em movimento, mas esta invenção só foi demonstrada e tornada pública 4 anos depois.
Mas a indústria televisiva teve realmente o seu inicio quando o escocês John Baird construiu o primeiro sistema de televisão viável embora as imagens deste fossem constituidas por apenas 30 linhas e o aparelho ainda não era elétrico.
Então em 1927 começaram as primeiras emissões televisivas, embora fossem poucas as pessoas que tinham acesso a elas.
As primeiras televisões eram rádios com um pequeno tubo néon que girava e produzia imagens do tamanho de um selo postal. Entretanto ao aperfeiçoarem