Televisão: um meio de comunicação de massa
A televisão é uma destas formas de transmissão que atinge grande parte dos lares brasileiros, divulgando uma série de informações ideologicamente determinadas por seus programadores e/ou patrocinadores.
Existe, por trás destas escolhas, uma série de critérios, que visam atingir às exigências de telespectadores e patrocinadores, além de interesses políticos e ideológicos como você pôde discutir, anteriormente, quanto à utilização do esporte para a disputa hegemônica entre Estados
Unidos e União Soviética.
Nessa adequação da programação a ser exibida, o esporte ocupa local central, por vários fatores que contribuem aos objetivos da televisão.
Que objetivos seriam estes? Por que o voleibol ocupa local de destaque?
O que teria de proximidades com tais objetivos?
A mídia televisiva diversifica suas programações, objetivando adquirir sempre maior público. Para isso, cada emissora de televisão procura transformar as transmissões esportivas em atrações que beiram ao espetáculo.
Um exemplo disso é a transmissão das Olimpíadas e da Copa do Mundo.
Estes eventos esportivos apresentam o confronto de culturas, com atletas de diversas partes do universo, representando um momento especial marcado por cores, movimentos, músicas, enfim, um prato cheio para o espetáculo, não acha?
Essa forma moderna de transmissão tem feito o telespectador ter a impressão de estar acompanhando o espetáculo no local onde está sendo realizado, dada a gama de possibilidades de visualização dos lances, sendo que, às vezes, em melhores condições do que aqueles que estão no local.
A televisão destina, ao esporte, horários