Telemóveis
Pedro Orvalho nº26 – Técnico de logística
Índice
Webgrafia
http://expresso.sapo.pt/internetes-a-linguagem-dos-adolescentes=f554175#ixzz38C5JqWD4 http://ainanas.com/must-see/evolucao-dos-telemoveis-1956-ate-hoje/ http://pedroefa.blogspot.pt/2010/03/componentes-do-telemovel.html http://www.101coisas.com/vantagens-e-desvantagens-do-telemovel/ Introdução
No dia 16 de Outubro de 1956 foi criado o primeiro telemóvel. Este aparelho pesava nada mais, nada menos do que 40kg. No entanto este aparelho não podia ser considerado um verdadeiro telemóvel dadas as suas dimensões e peso.
A única e simples função que dispunha era fazer chamadas, depressa sofreu alterações. A evolução que este sofreu principalmente nos ultimos10 anos, isto é, os últimos anos da segunda geração e a entrada da terceira geração foi tão grande que alterou por completo os nossos hábitos.
O primeiro telemóvel
Nossa história começa em 1888, quando o físico alemão Heinrich Hertz (que dá nome a unidade de medida de frequência, Hertz) transmitiu pela primeira vez códigos sonoros pelo ar, o que possibilitou não somente o desenvolvimento dos rádio-transmissores, como também a primeira ligação telefônica intercontinental em 1914.
26 anos depois, em 1940, foi criado um sistema de comunicação à distância que possibilitava a mudança de canais de frequência, evitando, assim, que houvessem interceptações no sinal. Sete anos depois a empresa de tecnologia norte-americana Bell, que hoje faz parte da AT&T, utilizou essa tecnologia para desenvolver um sistema telefônico interligado por várias antenas, batizadas de "células", o que gerou o nome do aparelho (Cell Phone)
Em 1956 a Ericsson, então, resolveu unir todas as tecnologias desenvolvidas anteriormente e finalmente criar o celular, chamado de Ericsson MTA (Mobilie Telephony A). O aparelho só era móvel se fosse levado em um