Telefonia celular no brasil
Este tutorial apresenta os conceitos básicos sobre Sistemas Celulares e sua regulamentação no
Brasil.
Autores
José Luis de Souza
Engenheiro de Teleco (UGF 73) com extensão em software (ICAI Madrid 1977) tendo atuado nas áreas de Comutação Pública e Privada, Operações de Telefonia Celular, Trunking, Paging, etc.
Presidente da Daruma, ocupou várias posições de Direção de empresas de Teleco, sendo as mais recentes as de Presidente da TESS, VP Comercial da TESS e Diretor de Operações Comerciais da
ATL.
Eduardo Tude
Engenheiro de Teleco (IME 78) e Mestre em Teleco (INPE 81) tendo atuado nas áreas de Redes
Ópticas, Sistemas Celulares e Comunicações por Satélite. Ocupou várias posições de Direção em empresas de Teleco como BMT, Pegasus Telecom e Ericsson.
Duração estimada:20 minutos
www.teleco.com.br
1
Telefonia Celular: o que é
Telefonia celular é o nome dado para caracterizar comunicações móveis através de sistemas celulares que tenham interconexão com a Rede Telefônica fixa.
Com a telefonia celular o terminal telefônico fixo que possui um número associado ao local onde está o telefone passou a ter como alternativa um pequeno aparelho portátil que pode receber ou fazer chamadas em movimento e de praticamente qualquer lugar onde esteja.
Esta mobilidade é conseguida pela utilização de comunicação wireless (sem fio) entre o terminal e uma Estação Radio Base (ERB) conectada a uma Central de Comutação e Controle (CCC) que tem interconexão com o serviço telefônico fixo comutado (STFC) e a outras CCC´s, permitindo chamadas entre os terminais celulares e deles com os telefones fixos comuns.
O terminal móvel se comunica com a ERB mais próxima. A área de cobertura referente a uma
ERB é chamada de célula. Ao se locomover o terminal móvel muda de célula e tem sua comunicação transferida de uma ERB para outra. A mudança de ERB durante uma chamada é denominada “handover”.
De acordo com o plano de serviço do