MERCADO BRASILEIRO: TELEFONIA CELULAR
A primeira rede de telefonia celular do Brasil foi lançada pela TELERJ, na cidade do Rio de Janeiro em 1990, seguida da cidade de Salvador.
Segundo a União Internacional das Telecomunicações, o Brasil é o sexto maior mercado do mundo em telefonia celular e atualmente, são 202,94 milhões de aparelhos em uso no Brasil, sendo assim o quarto país que mais utiliza telefones celulares no mundo (perde apenas para China, Índia e Estados Unidos).
Atualmente no Brasil existem 247 milhões de linhas de telefones celulares ativas.
Após anos de monopólio estatal no mercado de telecomunicações a privatização de 1998 fez o Brasil entrar num modelo de competitividade trazendo novas entrantes e mudança sensível no comportamento das empresas privatizadas como Telesp, Telerj, Telebahia, pois, precisavam ganhar velocidade nas tomadas de decisões e colocar ações práticas em ação para não perderem tempo e mercado na nova conjuntura apresentada.
Temos então no mercado quatro grandes empresas de telefonia celular no Brasil, que até já foram acusadas de Cartel. Elas dominam o mercado onde o cliente passa a ter apenas quatro opções, o que se torna praticamente um retorno ao monopólio.
Com a nova tecnologia 3G cresce o número de adeptos aos smartphones que surgem a todo tempo em novos modelos e preços. A grande demanda por conexão faz com que as empresas tenham sempre que estar dando manutenção na rede, porém elas ainda não conseguiram acompanhar o número de clientes fazendo com que todos fiquem satisfeitos. A falta de estrutura adequada para a demanda faz com que constantemente há problemas na rede, o que causa revolta nos usuários.
TELEFONIA CELULAR NO BRASIL
O modelo de telefonia que tínhamos era um monopólio chamado Telebrás – Sistema que controlava diversas empresas estatais – Telesp São Paulo – Telerj Rio de Janeiro e assim sucessivamente em todos os estados do país.
Após anos de monopólio estatal no mercado de telecomunicações a