Fisica i grandezas
1.1. Medidas
Uma grandeza física é uma propriedade de um corpo, ou particularidade de um fenômeno, suscetível de ser medida, i.e. À qual se pode atribuir um valor numérico.
A medição de uma grandeza pode ser efetuada por comparação direta com um padrão ou com um aparelho de medida (medição direta), ou ser calculada, através de uma expressão conhecida, à custa das medições de outras grandezas (medição indireta). Contudo mesmo este último caso engloba medidas diretas, pelo que é importante ter alguns conhecimentos básicos sobre este tipo de medições.
A medição de uma grandeza é então a comparação dessa grandeza com outra da mesma espécie, um padrão, a que chamamos unidade por convenção.
1.2 Grandezas Fundamentais e Sistemas de Unidades
Grandezas fundamentais e grandezas derivadas
Unidades fundamentais e unidades derivadas
Aos quatro conceitos introduzidos anteriormente estão associadas às unidades fundamentais de comprimento (m), tempo (s) e massa (kg), que podem ser definidas arbitrariamente, e a unidade derivada de força (N).
Chamada Newton (N), é definida como a força que imprime uma aceleração de 1m/s2 à massa de 1 kg.
[pic] [pic]
[pic] [pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
1.4. Mudança de Unidades
Muitas vezes precisamos mudar as unidades nas quais uma grandeza física está expressa. Isso pode ser feito usando um método conhecido como conversão em cadeia. Nesse método multiplicamos o valor original por um fator de conversão (uma razão entre unidades que é igual à unidade). Assim, por exemplo, como 1 min. e 60s correspondem a intervalos de tempos iguais, temos:
[pic] e [pic]
Assim, as razões (1 min.) / (60s) e (60s) / (1 min.) podem ser usadas como fatores de conversão. Note que isso não é o mesmo que