TELEFONIA BASICA 1
O termo “telefonia” significa, ao pé-da-letra, “voz a distância” e exprime bem o seu objetivo principal: estabelecer a comunicação de voz entre dois pontos longínquos. Com a evolução do sistema telefônico, foram criados equipamentos especiais que permitem a transmissão de dados, sons, imagens, etc., pelo mesmo canal de comunicação (linha telefônica) onde, a princípio, só trafegavam sinais de voz.
A linha telefônica:
O termo “linha telefônica” a princípio fazia referência apenas ao meio de comunicação (par de fios) entre uma origem e um destino. Hoje o termo evoluiu para representar, além dos fios de comunicação, os equipamentos que possibilitam a conversação e identifica a origem e o destino (por códigos numéricos).
O telefone:
A forma mais simples de se obter conversação a distância é através da conexão de dois aparelhos telefônicos por um par de fios, alimentando-os com uma bateria.
Na realidade, para tal não necessitamos dos aparelhos por completo mas apenas dos “punhos” (ou “monofones”: onde estão as cápsulas transmissora e receptora). Em tal configuração, para se ter uma idéia, com uma bateria de 9V já é possível a comunicação de voz entre vários quilômetros de distância.
Microfone e cápsula receptora:
A conversão de vibrações sonoras em impulsos elétricos é obtida através de um recipiente contendo carvão granulado, através do qual a corrente elétrica pode transitar (microfone de carvão).
Um diafragma (membrana de alumínio) atuando sobre os grânulos de carvão pressiona as partículas alterando a resistência ôhmica do dispositivo. Dessa forma, ao se emitir sons próximo à cápsula transmissora a vibração sonora provoca proporcional alteração na resistência ôhmica do microfone fazendo variar a corrente elétrica que por ele circula.
Possuindo função inversa ao microfone, as cápsulas receptoras transformam a energia elétrica (variações de corrente) em vibrações mecânicas, através de um