telecomunicações
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL REPÚBLICA
CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES
APOSTILA
DE
RÁDIO DIGITAL
Elaborada pela equipe de Docentes do Curso Técnico de
Telecomunicações
2010
Resumo e revisão para utilização na disciplina Rádio Digital
2010
1
CAPÍTULO 1
1) Hierarquias
A transmissão digital tem sido utilizada em larga escala nos equipamentos de comutação e de transmissão, e como exemplo deste último podemos citar o uso de rádios digitais. Comparado ao rádio analógico, o rádio digital apresenta vantagens e desvantagens. Como vantagens do rádio digital podemos citar o seguinte:
- é transparente à fonte do sinal transmitido, pois todos os sinais de entrada já estão no formato digital, como por exemplo, canais de voz, de dados e de vídeo;
- seu desempenho quanto à distorção do sinal, independe do número de estações intermediárias, pelo fato do sinal ser regenerado em cada estação repetidora.
Como desvantagem, o rádio digital quando utilizado em alta capacidade de transmissão é altamente sensível ao fenômeno do desvanecimento seletivo em freqüência, devido à distribuição do seu espectro.
O parâmetro que define a qualidade de um sistema de transmissão digital é a taxa de erro de bit, BER do inglês Bit Error Ratio.
Exemplo: BER=10-3 significa 1/1.000, ou seja, a cada 1.000 bits transmitidos, somente 1 pode estar errado.
BER=10-6 significa 1/1.000.000, ou seja, a cada 1.000.000 de bits transmitidos, somente 1 pode estar errado.
BER=10-9 ?
Como é sabido, existem duas formas de multiplexação no domínio do tempo: a assíncrona e a síncrona. Na forma síncrona, cada tributário que irá formar uma hierarquia superior está sincronizado por um relógio mestre central, de modo que os bits que compõem cada tributário ocuparão sempre uma mesma posição a cada instante. Na forma assíncrona, devido a não existência de um relógio único, a cada instante poderá haver um avanço ou atraso dos bits, ocasionando dificuldades na sua