TELECOMUNICAÇÃO NO BRASIL
A História das Telecomunicações Traça uma linha do tempo das telecomunicações, apresentando seus principais acontecimentos, inventos, descobertas e personagens.
As telecomunicações vêm, ao longo de um século e meio, transformando o cotidiano das pessoas no mundo inteiro; construindo novas formas de comunicação; propondo diferentes tipos de contato e acesso às informações. As relações entre fatos, história, conhecimento, pessoas e nações se modificam e se integram em uma nova possibilidade de troca. Surge um novo mundo onde, através das telecomunicações, as distâncias e o tempo diminuem, o conhecimento se amplia e a comunicação se integra ao cotidiano das pessoas sob as mais diversas formas.
Para um país com as dimensões do Brasil, as telecomunicações são de fundamental importância. Considerando-se ainda que, no momento atual, os fluxos de comunicação a longa distância são responsáveis por uma enorme circulação de informações, concluindo-se que país algum do globo pode prescindir de um eficiente sistema de serviços de transmissão de dados.
No Brasil, o setor esteve monopolizado pela Telebrás entre 1972 e 1998, quando ocorreu sua privatização, num processo muito polêmico. Afinal, o modelo seguido pelo país não restringiu a participação estrangeira nem tampouco fixou um limite de ações por comprador. Ou seja, a forma como se deu a venda pode resultar na substituição do monopólio estatal pelo privado.
Um outro aspecto que chama atenção refere-se ao fato de as grandes empresas estrangeiras que adquiriram o controle da Telebrás operarem em parceria com fornecedores, também estrangeiros, de equipamentos. Com isso, é grande a possibilidade de estas empresas passarem a vender para as novas concessionárias, em detrimento dos fornecedores nacionais.
Por outro lado, a abertura do monopólio parecia algo inevitável, dado o volume de investimentos necessários à manutenção do setor. Convém mencionar que o ramo de telecomunicações se renova a uma