Telecomunica Es
PESQUISA II
FILTROS UTILIZADOS EM RF
Prof. Dalmacio
NOMES:
ENGENHARIA ELÉTRICA – 5° SEMESTRE
UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES
PESQUISA II:
FILTROS UTILIZADOS EM RF
Mogi das Cruzes - SP
Sumário
1 – INTRODUÇÃO TEORÍCA 4
2 – CLASSIFICAÇÃO 5
3 – RESPOSTAS EM FREQUÊNCIA 5
4 – TECNOLOGIA DE FABRICAÇÃO 6
5 – CARACTERISTICAS DOS FILTROS. 7
6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 12
7 – CONCLUSÃO 13
1 – INTRODUÇÃO TEORÍCA
Filtros são circuitos especialmente projetados para fornecerem sinais de saída com uma amplitude dependente da frequência do sinal aplicado na entrada. Embora essa definição possa ser aplicada a vários circuitos, incluindo-se os amplificadores, ela salienta a principal característica de um filtro: sua sensibilidade a frequência do sinal. Essa característica é chamada de seletividade.
A figura 1 mostra diversos gráficos, chamados de curvas de resposta em frequência, onde se pode perceber o modo de variação do sinal de saída em função da frequência, para alguns tipos de filtros básicos. A interpretação correta destes gráficos é fundamental para o entendimento de alguns aspectos da radiocomunicação, principalmente os relacionados com a ocupação do espectro de radiofrequência, as medidas de proteção contra a poluição espectral e a seletividade dos receptores.
Figura 1 Curvas de resposta em frequência
A Curva de Resposta em Frequência é uma representação gráfica da amplitude do sinal na saída de um filtro, em função da frequência do sinal aplicado em sua entrada. Uma curva de resposta em frequência admite, em principio, duas escalas verticais, ambas em dB. Uma escala é absoluta e representa o ganho (ou atenuação) do filtro em função da frequência do sinal aplicado. A outra escala é relativa e reflete a variação do sinal de saída em relação ao valor que o mesmo apresenta na frequência central. Cada trecho de uma curva de