Tele trabalho
“Teletrabalho”
São Paulo
2013
Teletrabalho
O termo “teletrabalho” compreende uma prática organizacional que proporciona a flexibilidade em relação ao local e/ou horário em que o trabalho é desempenhado de forma a administrar melhor a vida profissional e familiar e consequentemente reduzindo custos ara a empresa como o tranposte.
Toffler apresentou argumentos em defesa do teletrabalho onde mencionou que o termo é associado ao trabalho em domicílio e que os empregos migrariam dos escritórios para os domicílios. Para ele, o teletrabalho representa uma revolução na maneira como as pessoas trabalham e portanto é a favor dessa prática.
Por outro lado, a presidente grupo de internet Yahoo, Marissa Mayer, decidiu que todos os empregados deverão de hoje em diante ir ao escritório para 'sentir a energia e a emoção' do trabalho em equipe, segundo um documento interno publicado recentemente pelo The Wall Street Journal.
O grupo vai no sentido contrário à tendência geral. Entre 2007 e 2012, a porcentagem de empresas americanas que permitem que seus empregados trabalhem de forma flexível, inclusive do lar, aumentou de 48% a 53%, segundo a Sociedade para a Gestão dos Recursos Humanos (SHRM).
De acordo com um relatório de 2011 do Departamento de Trabalho, 24% dos trabalhadores americanos trabalham pelo menos algumas horas na semana de sua casa.
No entanto, o Yahoo!, que deve inovar para impulsionar seu crescimento, provavelmente não poderá impedir completamente que seus empregados façam parte de seu trabalho em seu domicílio, advertiu o analista.
Deste modo, é possível comparar vantagens e desvantagens referentes a prática de teletrabalho através de visões contra e a favor.
Bibliografia
* Folha Uol http://www1.folha.uol.com.br/colunas/evgenymorozov/1211240-a-realidade-contraria-os-sonhos-de-trabalhar-em-casa.shtml * Globo G1 – Economia