Trabalho Socrates Platao E Arist Teles
LAYS FRANCO DE OLIVEIRA
O conhecimento na filosofia:
No olhar de Sócrates, Platão e Aristóteles
Florianópolis
2015
LAYS FRANCO DE OLIVEIRA
O conhecimento na filosofia:
No olhar de Sócrates, Platão e Aristóteles
Trabalho apresentado ao curso de graduação em direito noturno.
Orientador: Prof.ª Ana Waley Mendonça
Florianópolis
2015
1 Introdução
Alguns pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles lançaram-se na busca do uma teoria para o conhecimento. Apesar de obterem o mesmo objetivo em desvendar uma forma de encontrar um conhecimento verdadeiro e seguro sobre o mundo que os cerca, eles possuíam distinções em suas conclusões.
2 Desenvolvimento
Sócrates
Para Sócrates o homem necessita de uma conduta humilde e questionadora para desvendar a verdade. Ele declarava “só sei que nada sei”, assim, reconhecendo sua ignorância nos mais diversos assuntos. Entretanto admitia possuir um conhecimento, o da arte de perguntar. E esta arte utiliza o diálogo como método para alcançar um conhecimento mais profundo e verdadeiro.
O desejo de atingir o conhecimento verdadeiro por meio da razão, o incentivou a criação do método da maiêutica (“parto”, em grego). Tal método faz analogia com a profissão de sua mãe, que é parteira; e ele se intitulava como parteiro de idéias, seu papel era ajudar a dar á luz a pensamentos e depois lapidados para se distinguir os falsos dos verdadeiros. Ele sentia-se na obrigação de “libertar as pessoas da convicção ilusória de que sabiam alguma coisa” (MOTTA, 2013, p.51), ou seja, utilizava o debate para fazer com que as pessoas refletissem sobre o quão correto era o pensamento dos questionados. E por esse motivo, andava pela cidade, dialogando sobre tudo, e com todos, expondo argumentos para gerar debates entre aqueles que se aproximassem dele.
Entretanto Sócrates objetivava ir além do falar seguramente sobre algum assunto,