Paredes de Taipa Adobe e Concreto
OBJETIVOS 02
PAREDES DE TAIPA 03
ALVENARIA DE ADOBE 04
PAINÉIS DE CONCRETO 05
CONCLUSÃO 07
ANEXOS 08
BIBLIOGRAFIA 12
OBJETIVOS
Representar a elaboração de paredes de taipa, Adobe e painéis de concreto, focando nos materiais envolvidos e técnicas construtivas utilizadas nestes processos.
PAREDES DE TAIPA Essa técnica construtiva vernacular (que utilizam materiais ecológicos e da própria região), foi trazida pelos portugueses no período colonial, era uma mistura de argila, areia e água e existem duas formas para construir: a “taipa de mão”, onde o barro é aglutinado horizontalmente num trançado de madeira para formar a parede, com as mãos; e “Taipa de pilão”,onde as paredes eram formadas através do seu apiloamento em camadas, dentro de uma grande forma de taboas, já com a espessura desejada, até formar uma massa uniforme e compacta.
Para durar séculos, uma construção em terra crua tem de ter "um bom chapéu e um bom par de botas", isto é: beirais largos e fundações acima do piso (Fig-1).
O primeiro passo para a é a escolha do local, deve possuir em seu entorno ou no próprio terreno o principal material utilizado, a terra. O ideal é que o terreno seja naturalmente plano, evitando construir em baixadas ou aterros.
Preparação das fundações (alicerces): com o objetivo de distribuir igualmente o peso das paredes no solo e impedir a capilaridade (fenômeno natural em que a água pode subir do solo, infiltrando na base da parede), deve ser do tipo sapata corrida, ou seja, abaixo de toda a extensão da parede de taipa. Conforme as disponibilidades de materiais, em ordem crescente de eficiência, existem três opções para preparar as fundações: SEM CIMENTO (Fig-2): camadas de solo apiloado - rachão e brita compactadas; CONCRETO CICLÓPICO (Fig-3): mistura de pedras e um concreto magro 1:3:6 (cimento, areia grossa, brita 3, com uma cinta de concreto impermeabilizada com asfalto frio ou nata de vedacit); CONCRETO ARMADO (Fig-4): com 3 barras de ferro 3/8,