Tele trabalho
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
FILANTROPIA
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Contexto teórico filantrópico
Filantropia se refere a alguém ou lugar que recebe ou faz ações humanitárias para ajudar ou receber ajuda. No livro Vade Mecum encontra o significado da palavra filantropia:
-------------------------------------------------
Na raiz, o termo significa “amor á humanidade”, “humanitarismo”, tradicionalmente esta relacionado às atividades de pessoas abastadas que praticam ações sociais sem fins lucrativos ou doam recursos para entidades beneficentes; atualmente, tem se restringido a doações de particulares para causas sociais e para o investimento social das empresas privadas (FULGENCIO, 2007, p.287).
-------------------------------------------------
Outro significado bem conhecido para a palavra filantropia é sem fins lucrativos que fazem a promoção da assistência social. Segundo o Instituto Ethos (2005, p.23) “filantropia significa amizade do homem para com outro homem”. Já para o senso comum, filantropia designa ajuda e possui um caráter assistencialista.
Basicamente filantropia é uma ação social, ela pode ser agida individualmente ou em grupo e também não é divulgada. Para conceituar filantropia Marinho (2001, p.14) diz que “filantropia pode ser definido como a destinação de recursos privados para atuação em atividades de interesse público.”.
Para o Dicionário Aurélio online Filantropia significa: “sf. 1. Amor à humanidade. 2. Caridade.” Segundo pesquisas independentes realizadas pessoas de baixa renda são mais propensas a doarem tanto ou mais do que as ricas.
“Caridade” que no dicionário Aurélio online significa s. f. 1. Boa disposição do ânimo para com todas as criaturas. Os significados de filantropia e caridade giram em torno de ajudar o próximo por doações individuais que na maioria das vezes são mais rentáveis do que as por empresas.
A história da filantropia no Brasil começa a se firmar em 1900 e no mundo anos antes, então o autor