Tele aula
Recursos Patrimoniais
O foco do nosso estudo são os recursos ou bens patrimoniais que traduzem em: instalações utilizadas nas operações do dia a dia da empresa, adquiridas esporadicamente.
Classificação
Equipamentos: – Máquinas operatrizes. – Caldeiras, reatores, pontes rolantes. – Ferramentas especiais, veículos, computadores, móveis. Prédios (edifícios e instalações prediais), terrenos e jazidas. Empreendimentos.
Recursos Patrimoniais
Uma vez implantada uma instalação ou instalado um equipamento, é preciso administrá-lo da melhor forma possível, pois são fatores de produção e, portanto, devem contribuir para o resultado operacional da empresa.
Recursos Patrimoniais
Várias são as perguntas que devemos fazer quanto essa administração e manutenção dos bens patrimoniais, tais como: Eles estão sendo operados de forma econômica? Sua manutenção está sendo realizada de acordo com as melhores recomendações? Chegou a hora do equipamento ser substituído por outro, isto é, ele atingiu sua vida econômica? A manutenção preventiva está reduzindo os custos decorrentes de quebras e paradas de máquinas?
Classificação dos Bens
Materiais, corpóreos e tangíveis. Imateriais, incorpóreos e intangíveis. Móveis e Imóveis. Divisíveis e Indivisíveis. Fungíveis e Infungíveis. Disponíveis e Indisponíveis. Numerários, semoventes, dominicais, bens de capital, bens de consumo duráveis e não duráveis, etc...
Recursos Patrimoniais
O Patrimônio de uma empresa é constituído pelo ativo e passivo. Aqui será tratado somente o ativo. Os edifícios, instalações, equipamentos e veículos, ou seja, os recursos patrimoniais, estão classificados no ativo não circulante, subgrupo imobilizado.
Gestão do ativo imobilizado
A gestão do ativo imobilizado é feita na maioria das empresas por uma unidade organizacional ou departamento, chamado de controle de imobilizado ou ativo fixo. Sua função é