Tegumento de mamiferos
1. ORIGEM
Os mamíferos tiveram origem no Triássico. Os primeiros mamíferos eram provavelmente pequenos insetívoros de hábitos noturnos. O seu aparecimento coincidiu com a expansão das angiospérmicas e dos insetos polinizadores que possivelmente predavam durante os seus períodos de inatividade (noturna). A atividade noturna dos mamíferos permitia-lhes evitar a competição com os répteis, o grupo dominante de fauna terrestre neste período.
A atividade noturna exigiu o desenvolvimento de diversas adaptações entre as quais a regulação da temperatura interna corporal (endotermia), que permitiu o desenvolvimento de atividades numa situação de temperaturas menores, quando a fauna reptiliana se encontrava letárgica. Outra característica é o desenvolvimento da percepção auditiva, associada a atividades noturnas.
A endotermia implica por si só um vasto conjunto de adaptações fisiológicas e anatômicas, como seja a presença de pele no tegumento e a existência de um diafragma que possibilita aumentar a eficácia das trocas respiratórias e aumentar o metabolismo.
2.CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS MAMÍFEROS
• Corpo coberto de pêlos, que no seu conjunto formam uma pelagem e que estão sujeitos a mudas periódicas, normalmente duas, uma no Outono e outra na Primavera, ou uma só no Outono. Algumas espécies possuem escassos pêlos (como o Homem). Os pêlos tem função protetora, termo isoladora e termo reguladora;
• Esqueleto com dois condilos occipitais. Boca com dentes em ambas as maxilas, diferenciados consoante o regime alimentar e divididos por quatro grupos: incisivos, caninos, pré-molares e molares.
• Abertura do ouvido externa. Língua geralmente móvel e olhos com pálpebras móveis;
• Quatro membros (os cetáceos não tem membros posteriores), com cinco ou menos dedos adaptados com garras, unhas ou cascos, frequentemente com almofadas carnudas. Os membros, originalmente afastados nos anfíbios e répteis, aproximam-se nos mamíferos de