Tecom
Algumas das atribuições do estagiário de Telecomunicações são:
Elaborar instalações, passagem de cabo de rede e de telefonia, verificação e reparo das linhas telefônicas e dos pontos de rede, instalação e reparo em central telefônica, switch, fibra óptica.
Instalação de telefonia: os ramais são instalados na central telefônica através da equipe de programação que gera o número na EQU, na EQU é colocado um par de fios trançado com duas saídas na qual uma é fixada na EQU e a outra saída até o par onde o ramal será ligado. Da central telefônica são passados cabos de telefonia de 50, 100 e até 300 pares distribuídos pela estrutura do prédio.
Em cada andar do prédio existem 48 caixas de passagem de cabo, para cada caixa existem 10 pares de ramais. Quando é feita a instalação na central automaticamente os ramais já estão funcionando nas respectivas caixas.
Estando funcionando os ramais, é passado um fio de telefonia com um par até a mesa do usuário e instalado o aparelho telefônico.
Após a instalação completa é realizado um teste com a equipe da central telefônica para verificar se não há ruídos, chiados na linha instalada.
Verificação e reparo de telefonia: são feito testes com a equipe de programação junto com a central telefônica para identificar a origem do defeito;
Defeito EQU – quando o defeito é identificado na EQU a equipe de programação faz a troca de EQU via acesso remoto.
Defeito físico central – o defeito pode ser no cabeamento, bloco ou par da central, o reparo é feito pela equipe da central telefônica substituindo o equipamento com defeito por um novo. Defeito cabeamento – quando o defeito é no